Cartografia e Geodesia

O Instituto Nacional de Gestão do Território, tem como missão, em matéria de actividades no domínio da geodesia, definir os referenciais geodésicos nacionais, acompanhar a manutenção e o aperfeiçoamento das infraestruturas geodésicas de Cabo Verde, assim como manter os registos de dados que as caracterizam, de forma a garantir condições para a sua distribuição.

As atribuições do INGT em matéria de informação geográfica envolvem, entre outras,  a promoção da cobertura cartográfica nacional.

A promoção da cobertura cartográfica nacional envolve a criação e a manutenção de bancos de dados de informação geográfica do território nacional, assegurando ainda a sua publicação e distribuição. Para além da actualização regular das bases de dados digitais de pequena escala do território nacional.

O INGT tem também como atribuição garantir a qualidade da cartografia de referência a utilizar na elaboração dos instrumentos de gestão territorial. Esta actividade decorre dos procedimentos de homologação de cartografia e tem como propósito garantir que a informação geográfica utilizada pelo Estado cumpre critérios mínimos de qualidade.